Os
entusiastas de aeronaves estão esperando com expectativa a apresentação de
planos de um jato supersônico que pode ser capaz de voar de Londres a Sydney em
apenas quatro horas.
Construtores
dos EUA ajudados pela agência espacial Nasa vão revelar os protótipos dos sucessores do Concorde no
show aéreo de Farnborough, no próximo mês.
Boeing,
Lockheed Martin e Gulfstream estão liderando o caminho para construir o novo
avião supersônico de passageiros, que será orientado em primeiro lugar no
mercado de jatos executivos.
As três empresas acreditam que estão perto de reduzir o
ruído sônico para um som descrito por um engenheiro da Gulfstream na semana
passada como "mais perto de um sopro ou plop".
Ele
disse: 'O fato de que os grandes construtores estão muito perto confirmar
rumores da indústria, que uma nova geração de aviões supersônicos está agora e
finalmente ao nosso alcance.
Materiais
compósitos mais leves, motores mais avançados e fuselagens menores podem
permitir que novos jatos possem viajar cerca de duas vezes tão rápido quanto
Concorde, que voava em até 1.358 mph, de acordo com o Sunday Times.
Os
passageiros vão viajar a velocidades de mais de 2,485 mph, permitindo-lhes
cruzeiros de luxo de Londres a Sydney, com apenas 4 horas realizar mais de
12.000 quilômetros de distância.
Atualmente,
o jato executivo mais rápido subsônico, Gulfstream G650 é novo, pode voar 7.000
milhas em 646 mph e tem uma velocidade máxima de 704 mph apenas.
Mas seu
sucessor, conhecido pelo codinome X-54, irá "provar que uma aeronave pode
ser moldada para Sonic Boom baixo", relata a revista Aviation Week &
Space Technology.
Será
"esboçado" em Farnborough, juntamente com outros protótipos
supersônicos, dizem os executivos.
Em
janeiro passado, a NASA lançou imagens de um plano de teste em túnel de vento,
que sugeriu a Sonic Boom pode ser praticamente silenciada usando super-finas
asas e motores ocultos.
Robert
Graves, um comerciante do Texas fundo de hedge, apostou 50 depósitos de 200.000
mil euros para um jato da sua empresa SBJ Aerion supersônico, depois de se
alistar à ajuda da Nasa, embora nenhuma data de entrega tenha sido definida.
Os
aviões de 12 assentos devem custar 80 milhões de Euros cada e estão sendo
comercializados para os europeus e do Médio Oriente compradores sob o lema
"Vá aos EUA e venha no mesmo dia de trabalho."
O
desafio não é apenas a técnica: os construtores têm que provar aos políticos
que os jatos supersônicos serão aceitáveis ao público.
O grande
acidente do Concorde danificou suas chances comerciais. Ele voou pela última
vez em Novembro de 2003
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