25 de junho de 2012

Boeing, Gulfstream e Nasa unem-se para criar um jato supersônico capaz de voar de Londres a Sydney em quatro horas


Os entusiastas de aeronaves estão esperando com expectativa a apresentação de planos de um jato supersônico que pode ser capaz de voar de Londres a Sydney em apenas quatro horas.

Construtores dos EUA ajudados pela agência espacial Nasa vão revelar os protótipos dos sucessores do Concorde no show aéreo de Farnborough, no próximo mês.

Boeing, Lockheed Martin e Gulfstream estão liderando o caminho para construir o novo avião supersônico de passageiros, que será orientado em primeiro lugar no mercado de jatos executivos.


Concepção artística da aeronave de passageiros novo supersônico comercial, que vai voar a uma velocidade de 2,500 mph


As três empresas acreditam que estão perto de reduzir o ruído sônico para um som descrito por um engenheiro da Gulfstream na semana passada como "mais perto de um sopro ou plop".

Ele disse: 'O fato de que os grandes construtores estão muito perto confirmar rumores da indústria, que uma nova geração de aviões supersônicos está agora e finalmente ao nosso alcance.

Materiais compósitos mais leves, motores mais avançados e fuselagens menores podem permitir que novos jatos possem viajar cerca de duas vezes tão rápido quanto Concorde, que voava em até 1.358 mph, de acordo com o Sunday Times.

Os passageiros vão viajar a velocidades de mais de 2,485 mph, permitindo-lhes cruzeiros de luxo de Londres a Sydney, com apenas 4 horas realizar mais de 12.000 quilômetros de distância.

Atualmente, o jato executivo mais rápido subsônico, Gulfstream G650 é novo, pode voar 7.000 milhas em 646 mph e tem uma velocidade máxima de 704 mph apenas.

Iconic: A British Airways Concorde, que começou passageiros que voam a uma velocidade supersónica em 1976


Mas seu sucessor, conhecido pelo codinome X-54, irá "provar que uma aeronave pode ser moldada para Sonic Boom baixo", relata a revista Aviation Week & Space Technology.

Será "esboçado" em Farnborough, juntamente com outros protótipos supersônicos, dizem os executivos.

Em janeiro passado, a NASA lançou imagens de um plano de teste em túnel de vento, que sugeriu a Sonic Boom pode ser praticamente silenciada usando super-finas asas e motores ocultos.

Robert Graves, um comerciante do Texas fundo de hedge, apostou 50 depósitos de 200.000 mil euros para um jato da sua empresa SBJ Aerion supersônico, depois de se alistar à ajuda da Nasa, embora nenhuma data de entrega tenha sido definida.

Os aviões de 12 assentos devem custar 80 milhões de Euros cada e estão sendo comercializados para os europeus e do Médio Oriente compradores sob o lema "Vá aos EUA e venha no mesmo dia de trabalho."

O desafio não é apenas a técnica: os construtores têm que provar aos políticos que os jatos supersônicos serão aceitáveis ao público.

O grande acidente do Concorde danificou suas chances comerciais. Ele voou pela última vez em Novembro de 2003

Sem comentários:

Enviar um comentário