7 de junho de 2012

O carro movido a água de 1972 e de 1984?

Um certo funcionário de uma oficina na cidade de São Bernardo do Campo, além de metalúrgico, era professor de física e havia conseguido criar um sistema por meio do qual um veículo conseguisse andar movido à água. Este trabalho não era nenhuma novidade, pois à apenas cinco anos antes, outro professor de física uruguaio, também havia conseguido a proeza. Estranhamente, nunca mais se ouviu falar deste professor uruguaio. O estranho foi o que ocorreu com o professor brasileiro. Ele foi convidado à fazer cursos de especializações na Inglaterra. Prontamente viajou para lá e ficou alguns anos "estudando" em solo inglês.

Ao final da sua temporada, retornou para a montadora onde trabalhou até se aposentar. O estranho foi a maneira como ele voltou, pois ficou literalmente abobado, aéreo, sem falar coisa com coisa, algo como alguém que teria sofrido uma lavagem cerebral. Este homem de pouca sorte, acabou se aposentando, afinal de contas, estamos falando dos anos 70 e atualmente ele já é aposentado pela montadora alemã, mas não conseguiu desenvolver mais nada, nunca mais tratou do assunto e só conseguia trabalhar como uma máquina que faz somente o necessário e não mais que isso.



Em 1984 uma invenção inusitada foi patenteada por um brasileiro. O carro supostamente movido à água teria sido criado por Sidney Godolphin, consultor energético.

A história é realmente intrigante e cheia de mistérios. Principalmente porque Godolphin desapareceu, sem deixar rastros, pouco depois de divulgar sua descoberta. Uma das hipóteses levantadas na época, era de que a invenção de um carro movido à água naõ teria sido aceita por instituições oficiais, que queriam desenvolver o Proálcool e manter o consumo elevado de petróleo e seus derivados.

Godolphin dizia ter conseguido rodar 400 quilômetros utilizando um litro de água e outro de gasolina. As afirmações do inventor teriam o levado a um hospício militar. A suspeita era que os poderosos do petróleo tivessem desaparecido com Godolphin com o objetivo de garantir o monopólio dos combustíveis. Mas, a verdade, é que a história nunca ficou comprovada.

Relatos dizem ainda que Sidney Godolphin teria passado um tempo na Inglaterra e que, ao voltar para o Brasil, já não se reconhecia nele a inteligência de antes. Infelizmente, ele não tocou mais seus projetos e nunca mais se ouviu falar na invenção do carro movido à água.




Mas estamos falando de uma coisa que afeta diretamente o capital de nações que se enriquecem com o sistema existente, seja pela indústria já em atividade que produz e sobrevive dos combustíveis fósseis, seja pela própria extração dos mesmos combustíveis que movimenta o orçamento de países exportadores, onde se incluem a Arábia Saudita, Kuwait, Iraque, Rússia, Inglaterra, Venezuela, entre outros. A Rússia é detentora de uma parte significativa do petróleo mundial, tendo conseguido obter recursos e sair da crise econômica em que se encontrava nos anos 90, por aumentar a exportação de petróleo, sem solicitar autorização da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), organização que monitora a extração e faz com que cada país exportador tenha uma limitação na sua extração, de modo à conferir não apenas o controle do valor de mercado, como também monitorar o estoque de cada um, evitando que estes mesmos países exportadores percam suas reservas e caiam no empobrecimento direto pela perda dos seus recursos.

Os mesmos recursos petrolíferos não ofereceram apenas a capacidade de manutenção do petróleo. Ao manter a capacidade e fluxo da moeda em cada um, se consegue exercer a manutenção de outros canais de investimentos como as empresas bélicas.

Países como os EUA, Rússia, França, Inglaterra e Itália, ganharam muito com a venda de armas para Irã e Iraque, que retiravam seu dinheiro do petróleo e gastavam em armamentos para o enriquecimento dos países que patrocinavam a Guerra.

Um carro movido à água desmontaria toda esta estrutura e faria com que estes países perdessem todos os recursos advindos direta ou indiretamente do que o petróleo consegue promover ao redordo mundo.

12 comentários:

  1. "Mas estamos falando de uma coisa que afeta diretamente o capital de nações que se enriquecem com o sistema existente"
    Não, não afeta.
    A invenção de um motor a agua influenciaria e ajudaria muito as tecnologias atuais, novas coisas seriam criadas e seriam possíveis de ser criadas devido a isso. Os ricos teriam uma vida melhor com as melhorias que iriam ser trazidas devido a invenção do motor a agua, mesmo com a quantidade menor de dinheiro que eles teriam.

    No século passado viviamos melhor do que muitos reis de muito antigamente que tinham rios de dinheiro.
    Somente um idiota que prefere ser um rei do egito a ser um cidadão normal de 1950, acabaria com o motor movido a agua. Isso não significa que eles (seja lá quem for) não acabaram com essa invenção, mas que se fizeram, eles são retardados mentais, não somente isso mas um estilo estranho de retardado mental pois tem capacidade de gerir um pais ou petrolifera mas não tem capacidade mental de perceber algo tão simples.

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    1. ... pois é irmão... mas o sistema que quer manipular as pessoas,e não aceitam concorrentes, nem "entrões".

      Somos o "gado" do sistema, isso é facto.

      paz meu nobre.

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  2. eu conheci esse cara ....

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  3. Sidney morava na Ilha do Governador no Rio na Estrada do galeão até meados do final da década de 80. Ouvi muito do próprio suas batalhas pela água combustível e lubrificante.

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  4. Sidney morava na Ilha do Governador no Rio na Estrada do galeão até meados do final da década de 80. Ouvi muito do próprio suas batalhas pela água combustível e lubrificante.

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  5. Água não é combustível, portanto não se pode fabricar um carro movido à água. O que é viável é o carro movido a hidrogênio. Viável tecnicamente, mas ainda inviável economicamente, pois há a necessidade da eletrólise da água para fazer o veículo "queimar" hidrogênio.

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  6. Meu amigo apesar da diferença de idade, conversávamos muito no bar que era do meu pai no Cocota, sempre de tardinha pra tomar um café. Pessoa simples e inteligente, quase todos o tratavam com chacota eo chamavam de professor pardal doido. Já com uma idade avançada desistiu de seus projetos por inúmeras ameaças a sua vida... Morava na rua Náutica no Cocota na Ilha do Gov. No início dos anos 90 morreu de infarto na porta de casa. Pouco antes havia tomado seu cafezinho e conversado como sempre sobre automóveis e possíveis projetos futuros... Boas lembranças do Sidney Godolphin e Silva!

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    1. Uma pena.
      Conheci o Sidney em 1975 e andei uns 2 anos com o sistema (não aperfeiçoado) que ele criou.
      Ajustado, reduzia o consumo em mais de 60%.
      Lembro de ouvir algumas histórias da sua passagem em Paris, por exemplo, especialmente uma na "Estação Piramid".
      Era um idealista.
      Imagino que seu mérito seja reconhecido onde esteja.
      Lugar certamente muito diferente de onde estão os que o ameaçaram.

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    2. Meu vizinho na estrada do Galeão morava no Conservatório de música existente ali, muito bom amigo e sempre uma boa conversa, saudades desse tempo, que ele tenha encontrado a paz ..

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    3. Vdd meu amigo ...conversamos muito com ele....

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  7. Trabalhei com ele em 1990 em Queluz. Viveu escondido lá, após ter sofrido algumas represálias. Grande Capitão!

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